Minas Gerais mantém a liderança nacional em Geração Distribuída com 3,34 GW de potência instalada.
Minas Gerais atingiu a marca de 3,34 GW de energia solar em Geração Distribuída em operação no terceiro trimestre de 2023, segundo dados do painel de monitoramento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O estado atingiu 100% de penetração com sistemas de geração distribuída em todos os seus 853 municípios, com uma malha de 260mil unidades geradoras que fornecem energia para um total de 656mil instalações. Com esse resultado, Minas Gerais se consolida como o centro nacional de energia solar fotovoltaica, tendo um quinto da geração solar de todo o Brasil.
Fonte: Aneel – Painel de Monitoramento
Para Oswaldo Castro, CEO da Energia Certa, empresa mineira referência em energia solar no estado via modelo de energia por assinatura, a conquista da primeira colocação em geração distribuída reforça a forte capacidade empreendedora dos mineiros, que pouco tempo transformaram um então potencial energético em resultados concretos que permitem gerar emprego e renda para o estado.
O executivo destaca que a energia solar é uma alternativa extremamente eficaz para aliar a redução dos custos na conta de luz à preservação ambiental. “Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a descarbonização da matriz energética”, afirma Castro.
Para o presidente do Conselho de Administração da Energia Certa, Leandro Figueiredo, esse recorde é consequência de uma série de vantagens competitivas do estado, incluindo radiação solar acima da média, extenso território, concentração da distribuição principalmente em uma única distribuidora, incentivos governamentais e necessidade latente de encontrar soluções para enfrentar os altos preços da energia.
“A conquista da liderança nacional por Minas Gerais é a materialização do trabalho de inúmeros empreendedores que souberam enxergar as vantagens naturais do estado e dedicaram tempo e esforços para transformar oportunidades em resultados concretos”, afirmou Figueiredo.