Minas Gerais supera São Paulo em geração solar e se consolida na liderança nacional
Minas Gerais ultrapassa a marca de 6 GW de energia solar em operação, superando São Paulo.
Minas Gerais atingiu a marca de 6 GW de energia solar em operação no terceiro trimestre de 2023, segundo dados do painel de monitoramento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número leva em conta 3,34 GW em geração distribuída, mercado composto por pequenas e médias usinas e 2,99 GW em geração centralizada, segmento de grandes instalações.
Com esse resultado, Minas Gerais acaba de ultrapassar o estado de São Paulo em potência instalada de energia solar tanto na modalidade de geração distribuída quanto em geração centralizada, consolidando assim o estado como centro nacional de energia solar fotovoltaica, tendo um quinto da geração solar de todo o Brasil.
Para se ter uma dimensão dessa conquista, se o estado fosse considerado um país, esses 6 GW de capacidade instalada colocariam Minas na 25ª posição no ranking global, à frente de países como Rússia e Canadá.
Para Oswaldo Castro, CEO da Energia Certa, empresa mineira referência em energia solar no estado via modelo de energia por assinatura, a conquista da primeira colocação, tanto em geração distribuída quanto compartilhada, reforça a forte capacidade empreendedora dos mineiros, que pouco tempo transformaram um então potencial energético em resultados concretos que permitem gerar emprego e renda para o estado.
O executivo destaca que a energia solar é uma alternativa extremamente eficaz para aliar a redução dos custos na conta de luz à preservação ambiental. “Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a descarbonização da matriz energética”, afirma Castro.
Para o presidente do Conselho de Administração da Energia Certa, Leandro Figueiredo, esse recorde é consequência de uma série de vantagens competitivas do estado, incluindo radiação solar acima da média, extenso território, concentração da distribuição principalmente em uma única distribuidora, incentivos governamentais e necessidade latente de encontrar soluções para enfrentar os altos preços da energia.
“A conquista da liderança nacional por Minas Gerais é a materialização do trabalho de inúmeros empreendedores que souberam enxergar as vantagens naturais do estado e dedicaram tempo e esforços para transformar oportunidades em resultados concretos”, afirmou Figueiredo.